A Via (VIIA3) divulgou lucro líquido de R$ 29 milhões no balanço do 4º trimestre, queda de 91,4% do que registrado no mesmo período de 2020, de R$ 336 milhões.
Segundo a empresa o EBITDA Ajustado operacional foi de R$ 734 milhões no 4T21, com margem de 9,0%, 1,8 p.p. superior ao 4T20 em função de ganhos de produtividade e bom controle de despesas.
Os ajustes não recorrentes relacionado à atualização dos processos trabalhistas foi de R$ 93 milhões no trimestre e R$ 1,1 bilhão no ano.
A Via também informou que nos últimos 12 meses, houve redução na posição de caixa líquido ajustado da ordem de R$ 3,3 bilhões em função do capex recorde de R$ 1 bilhão em 2021 e da decisão estratégica de aumentar a posição de estoque em 2021, a fim de evitar falta de produtos, posição essa que será normalizada ao longo de 2022.
A empresa realizou investimentos de R$ 1,0 bilhão, sendo que cerca de 60% do
total foi direcionado para projetos relacionados à tecnologia e logística para suportar o crescimento e digitalização.
Segundo a empresa 63 lojas novas lojas foram abertas, todas na bandeira Casas Bahia. Fechando 2021, com um total de 1.091 lojas.
Ações varejistas em queda
A companhias ligadas ao E-commerce, estão sofrendo na bolsa de valores (B3SA3), o Magazine Luiza (MGLU3) acumula queda de 75% em 12 meses, a Via (VIIA3), antiga Via Varejo e dona das Casas Bahia e Ponto Frio, perdeu 67,86%, e a Americanas (AMER3), união recente das Lojas Americanas com a B2W, dos sites Submarino e Shoptime, caiu 59,31%.
Esta notícia foi publicada em 9 de março de 2022