O Rio de Janeiro irá aceitar bitcoin e criptomoedas para pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU), anunciou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.
Rio se tornará a primeira cidade brasileira a permitir pagamentos de impostos com criptomoedas. Para viabilizar essa iniciativa a partir de 2023, a prefeitura vai contratar uma série de empresas que farão a conversão das criptomoedas em reais, garantindo assim que a Prefeitura receba 100% dos recursos na moeda fiduciária.
No entanto, como as guias de pagamento do IPTU de 2022 já foram emitidas pela prefeitura, a medida será implementada em 2023, declarou Bulhões durante o evento Criptoatividade Carioca.
O Rio também está planejando criar sua própria coleção de tokens não fungíveis (NFT) que apresentará imagens dos locais de atração turística mais populares da cidade. O objetivo deste movimento é impulsionar o turismo, bem como motivar os artistas locais usando NFTs.
Na última sexta-feira (25), o CEO da Binance, Changpeng Zhao, anunciou um acordo com o prefeito Eduardo Paes para abrir um escritório na cidade. A decisão de se instalar no Rio tomou forma depois que Paes deu a Zhao uma chave da cidade.
Esta notícia foi publicada em 28 de março de 2022