JBS afirmou que a decisão de pagar o resgate foi difícil, mas necessária para evitar riscos potenciais aos clientes
A JBS (JBSS3), disse que em 31 de maio foi vítima de um ataque de ransomware e que a grande maioria de suas instalações estavam operacionais e decidiu pagar os criminosos para evitar imprevistos.
O valor pago foi de aproximadamente US$ 11 milhões. Em nota, a empresa afirmou que optou por pagar o resgate dos dados sequestrados após consultar especialistas em cibersegurança.
“Foi uma decisão muito difícil de tomar para nossa empresa e para mim pessoalmente”, disse Andre Nogueira, CEO da JBS USA. “No entanto, sentimos que essa decisão deveria ser tomada para evitar qualquer risco potencial para nossos clientes.”
O ataque teve como alvo servidores que suportavam as operações da JBS na América do Norte e Austrália. A produção chegou a ficar interrompida por vários dias.
O FBI afirma que o ataque partiu de um grupo hacker apelidado de REvil. REvil é um dos grupos de ransomware mais perigosos da atualidade criminosos russo que estão fazendo vários ataques ransomware nos últimos meses.
O FBI disse que trabalhará para levar o grupo à justiça e instou qualquer pessoa que seja vítima de um ataque cibernético a entrar em contato com a agência imediatamente.
Ataques de ransomware
Na última terça-feira, (08), Agentes do FBI junto com uma força-tarefa do governo dos Estados Unidos conseguiram recuperar mais de US$ 2 milhões em Bitcoin pagos pela Colonial Pipeline ao DarkSide Hacking Group que coreografou um ataque de ransomware devastador que paralisou o oleoduto da Costa Leste, anunciou o Departamento de Justiça em 7 de junho.
Esta notícia foi publicada em 10 de junho de 2021