SÃO PAULO (Reuters) – A fabricante de aeronaves Embraer (EMBR3) disse nesta terça-feira que assinou acordo para aquisição de participação minoritária na companhia brasileira de drones XMobots, segundo comunicado.
O valor da operação não foi revelado e a Embraer disse que tem a opção de aporte adicional no futuro, sem detalhar.
A Embraer afirmou que as empresas pretendem trabalhar de forma conjunta na criação de memorandos de entendimento relacionados à atuação em mercados civis e de defesa e segurança.
Entre outros fatores, a Embraer também mencionou a intenção de “ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X”.
“Com este investimento conseguiremos caminhar juntos no desenvolvimento de tecnologias que consolidarão os robôs aéreos autônomos e aceleraremos as soluções para os mercados de geotecnologias, agronegócio, ambiental, inspeção, defesa e segurança pública, logística e mobilidade urbana que são pontos de convergência entre XMobots e a Embraer”, disse Giovani Amianti, presidente-executivo da XMobots, em comunicado.
A transação será realizada via fundo de investimentos cuja cotista única é a Embraer.
A conclusão da operação está sujeita ao cumprimento de condições e obtenção de aprovações usuais a este tipo de transação, segundo o comunicado.
(Por Andre Romani)
Informações Reuters
Esta notícia foi publicada em 20 de setembro de 2022