Desde o início da pandemia, o número de queixas aumentou substancialmente na maioria dos órgãos de defesa do consumidor
O Procon é o eixo do Sistema Nacional de Defesa Consumidor, pois nele é que as grandes lesões ao consumidor são primeiramente identificadas, sendo ele também o que acolhe os hipervulneráveis, principalmente os idosos.
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é uma fundação organizacional que existe para garantir que o direito do consumidor seja respeitado pelos fornecedores de produtos e serviços. Desta forma, o órgão não só orienta os consumidores como também media conflitos e fiscaliza as relações de consumo.
O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor é uma estrutura de âmbito federal, mas que se repete nas demais esferas de governo através dos Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor.
O órgão atende as queixas dos cidadãos em qualquer relação de consumo. Ainda assim, no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, todas as reclamações dos consumidores são recebidas e analisadas individualmente.
Lista Dos Procons Estaduais
Acre
- O Procon – AC oferece atendimento online através do site (Clique Aqui) ou Por e-mail, envie sua reclamação para procon.acre@ac.gov.br. Também há a possibilidade do atendimento presencial, e pelo telefone (68) 3223-7000
Alagoas
- Em Alagoas, você pode fazer sua denúncia ou reclamação através do site do Procon – AL (Clique Aqui) ou presencialmente, nos endereços listados no link;
Amapá
- O Procon – AP oferece um “Fale conosco” no site (Clique Aqui) , no qual você pode enviar denúncias, tirar dúvidas ou fazer reclamações;
Amazonas
- No Amazonas, o Procon – AM oferece atendimento por meio do WhatsApp (92) 98842-3030; e através do site (Clique Aqui)
Bahia
- O Procon-BA disponibiliza um formulário online para ser preenchido com sua solicitação (Clique Aqui), além do e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br e do aplicativo Procon BA Mobile;
Ceará
- As denúncias e reclamações ao Procon – CE podem ser feitas através do site do Sindec (Clique aqui), no qual o usuário pode acompanhar também as solicitações feitas presencialmente;
Distrito Federal
- O Procon – DF recebe solicitações ou reclamações através do site (Clique aqui). Lá, é possível, também, acompanhar o andamento de reclamações feitas presencialmente;
Espírito Santo
- O consumidor pode relatar suas solicitações ou reclamações ao Procon – ES através do site (Clique aqui) na seção de atendimento online ou preenchendo o formulário disponível na internet;
Goiás
- Você pode acessar o site da plataforma web do Procon – GO (Clique aqui) para enviar sua solicitação, que pode também ser feita de forma anônima;
Maranhão
- O Procon – MA (Clique aqui) recebe as denúncias e reclamações em seu site, além de permitir o agendamento online nas unidades de atendimento presencial listadas no link;
Mato Grosso
- O Procon – MT informa em seu site (Clique aqui) que o consumidor precisa entrar no Portal do Consumidor para fazer o registro de sua solicitação online;
Mato Grosso do Sul
- O Consumidor do MS que deseja enviar sua solicitação ou reclamação ao Procon – MS (Clique aqui) pode acessar o formulário online e fazer o registro;
Minas Gerais
- Em Minas Gerais, é possível registrar as reclamações através do site do Procon – MG (Clique aqui), preenchendo o formulário online e manifestando sua solicitação;
Pará
- O Procon PA recebe denúncias e reclamações por WhatsApp, através do número (91) 99230-0151 ou pelo e-mail atendeprocon01@procon.pa.gov.br;
Paraíba
- Na Paraíba, é possível enviar suas solicitações ao Procon – PB (Clique aqui) através de formulário online ou por WhatsApp: (83) 98618-833;
Paraná
- O Procon – PR também conta com um formulário online (Clique aqui) . Basta o consumidor preencher com as informações para registrar sua reclamação;
Pernambuco
- Em Pernambuco, você pode enviar suas reclamações ou solicitações para o Procon – PE por WhatsApp, através do número (81) 3181-7000 ou através do e-mail denuncia@procon.pe.gov.br;
Piauí
- O atendimento no Procon – PI é feito através de WhatsApp, pelos números: (86) 9 8162-8247, (86) 9 8190-7983, (86) 9 8195-5177 e (86) 9 8122-4746 ou por e-mail, no qual você deve enviar sua solicitação: atendimentoprocon@mppi.mp.br;
Rio de Janeiro
- No Rio de Janeiro, o Procon – RJ registra as reclamações através do site online (Clique aqui) e realiza agendamentos via WhatsApp: (21) 99374-1505;
Rio Grande do Norte
- O Procon – RN orienta que os consumidores façam suas reclamações através do Portal do Consumidor (Clique aqui);
Rio Grande do Sul
- O Procon – RS oferece atendimento online através do seu site (Clique aqui), na seção “Serviços e informações”;
Rondônia
- Em Rondônia, o consumidor pode acessar a plataforma de denúncias online, disponível no site do Procon – RO (Clique aqui)
Roraima
- O Procon – RR recebe denúncias via WhatsApp e ligação, através do número (95) 98401-9465;
Santa Catarina
- Em Santa Catarina, o consumidor pode acessar o cadastro de reclamações ou realizar a solicitação via Portal do Consumidor (Clique aqui);
São Paulo
- Em São Paulo, o consumidor pode acessar o site de atendimento virtual (Clique aqui) para enviar sua solicitação ao Procon – SP, o que requer um cadastro feito no primeiro acesso;
Sergipe
- O consumidor pode registrar sua reclamação ao Procon – SE ao acessar o site (Clique aqui), na seção “Reclamação online”;
Tocantins
- O Procon – TO disponibiliza um site (Clique aqui) para reclamações online, no qual basta preencher o formulário e enviar as informações solicitadas.
Consumidor.gov.br
O consumidor que se sentir lesado também pode recorrer ao Consumidor.gov.br, que faz uma intermediação entre o usuário e as empresas participantes cadastradas no site (Clique aqui).
Com informações: Portal do consumidor
Veja também:
Facily o aplicativo campeão em reclamações no Procon
Esta notícia foi publicada em 25 de agosto de 2021