Ataques de phishing com criptomoedas chegaram à App Store da Apple
Golpes relacionados a carteiras de criptomoedas estão em alta, e os usuários relatam um aplicativo de phishing para dispositivos móveis disfarçado de carteira Cardano projetada para roubar frases e fundos.
A carteira falsa foi encontrada na App Store da Apple e ainda está disponível para download. Se um usuário inserir a frase inicial, o aplicativo rouba os dados e os envia para os desenvolvedores de aplicativos, dando assim acesso direto aos fundos ADA mantido na carteira Nami baseada em um navegador real.
Nami é uma carteira de extensão de navegador legítima sem custódia para o blockchain Cardano. A plataforma já havia feito um tweet esclarecendo que eles não têm um canal Telegram ou uma carteira na web.
“Cuidado com fraudes! A Nami não tem canal de telegrama nem temos carteira web. Temos APENAS uma extensão chrome. Além disso, todas as mensagens de suporte aqui no Twitter são fraudes e falsificações. @NamiWallet é a única conta oficial.”
Essa é uma tática de phishing comum usada por entidades fraudulentas para roubar fundos de usuários despretensiosos criando aplicativos e sites falsos.
O golpe direcionado a serviços de carteira e gateway de criptomoedas ganhou força significativa em meio a desenvolvimentos cruciais de rede, como o hard fork Vasil da Cardano e o Ethereum Merge .
No início deste ano, hackers levaram US$ 8 milhões em um elaborado ataque de phishing Uniswap.
Um estudo mais recente mostrou que as tentativas de phishing relacionadas a criptomoedas aumentaram 257% ano a ano. Aproximadamente 80% dos domínios genéricos de primeiro nível (gTLD) relatados para phishing foram registrados de forma maliciosa, e as carteiras criptográficas foram as marcas mais visadas.
O autor do relatório, Dave Piscitello, afirmou:
“O phishing de criptomoeda disparou, especialmente ataques envolvendo carteiras e exchanges. Os phishers estão aplicando técnicas de ataque que usaram contra outras finanças para moedas virtuais com grande efeito.”
Esta notícia foi publicada em 14 de outubro de 2022