SÃO PAULO (Reuters) – A Americanas anunciou nesta quarta-feira acordo para comprar 100% da rede de hortifruti Natural da Terra por 2,1 bilhões de reais, avançando num segmento considerado estratégico por impulsionar a recorrência de compras online.
A Americanas afirmou em comunicado que o preço da aquisição equivale a 9 vezes o múltiplo EV/Ebitda estimado do Natural da Terra para 2021.
Segundo a Americanas, a Natural da Terra é a maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil e possui 73 lojas em quatro Estados (RJ, SP, MG e ES). As vendas online representam 16% do faturamento da companhia.
No período de 12 meses até junho último, a Natural da Terra teve receita bruta de 2 bilhões de reais e margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 12%.
“A aquisição é um movimento estratégico da Americanas…e nos permite participar de diferentes momentos na jornada de consumo, aumentando a base de clientes ativos, a frequência de compras e expandindo o nosso alcance”, afirmou a companhia.
Segundo a Americanas, entre as vantagens na aquisição está uma integração nativa da plataforma digital da Natural da Terra, que já é operada pela Supermercado Now, comprada pela companhia no início de 2020.
O negócio depende de autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser concluído.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Esta notícia foi publicada em 11 de agosto de 2021