O Brasil possui aproximadamente 20 milhões de empresas em funcionamento, das quais 15.129.510 são classificadas como microempreendedores individuais (MEI), representando cerca de 75% do total de empresas ativas no país.
No início de 2022, o estado do Tocantins experimentou o maior crescimento percentual no número de empresas abertas. Houve um aumento de 28,6% em relação ao último quadrimestre de 2021 e um crescimento de 4,0% em comparação com o primeiro quadrimestre do ano anterior.
Por outro lado, o estado do Amapá foi o único a apresentar quedas em ambas as comparações, com uma redução de 3,5% e 7,5%, respectivamente.
Golpes envolvendo MEI em alta
Devido ao aumento expressivo de microempreendedores ativos, houve um crescimento significativo no número de golpes envolvendo MEIs.
O site Reclame Aqui registrou um aumento considerável nas reclamações relacionadas a golpes ou tentativas de fraudes direcionadas a profissionais que decidiram trabalhar por conta própria e buscaram a formalização através do registro como Microempreendedor Individual (MEI).
As reclamações mencionaram casos em que indivíduos forneceram seus dados em sites de empresas e, posteriormente, receberam cobranças que variavam de R$ 300 a R$ 500.
Esta notícia foi publicada em 22 de maio de 2023