Terra (LUNA) caiu de US$ 83,04 para US$ 0,000199 no momento da redação deste artigo. Isso significa que o dinheiro dos investidores LUNA evaporou em mais de (-99,99%) em poucos dias.
O fiasco do Terra acendeu o alerta no mundo financeiro, pois a stablecoin UST e o token de governança LUNA rapidamente caíram para zero e deixando os investidores sem ter o que fazer.
Na última sexta-feira, o CEO e cofundador da Terraform Labs, Do Kwon, bem que tentou acalmar os ânimos indo ao Twitter expressar sua tristeza sobre como as coisas aconteceram para o blockchain.
LUNA vinha de um bom desempenho e estava entre as 10 criptomoedas mais valorizadas por valor de mercado, e sua principal stablecoin algorítmica UST era a terceira maior.
O Desastre TerraUSD (UST)
O desastre veio depois que o UST, que está atrelado ao dólar, começar a derreter rapidamente após uma forte pressão de venda. A equipe do Terraform Labs tomou várias medidas para contornar o problema, mas em vão. Na sexta-feira, Do Kwon propôs um plano para salvar o ecossistema Terra.
Embora reconheça que a stablecoin UST é irrecuperável, Kwon sugeriu redefinir a distribuição da propriedade da rede para os detentores de LUNA por meio de 1 bilhão de novos tokens.
Mais de 80.000 BTC vendidos para UST
Terra documentou como as reservas de bitcoin da Luna Foundation Guard foram utilizadas durante a crise de desvinculação.
De acordo com o LFG, quando o preço do TerraUSD (UST) começou a cair substancialmente abaixo de um dólar, a Fundação começou a converter sua reserva de mais de 80.394 BTC para $UST.
Agora, a fundação Luna detém cerca de 313 BTC e diz estar procurando usar seus ativos restantes para compensar os usuários de $UST, começando pelos menores detentores.
Esta notícia foi publicada em 16 de maio de 2022