A Microsoft anunciou uma nova versão do mecanismo de busca Bing, que é baseada na última tecnologia de inteligência artificial subjacente ao chatbot ChatGPT.
O motor de busca atualizado será lançado em conjunto com as novas funções do navegador Edge que incluirá capacidades ChatGPT e que deverá proporcionar uma nova experiência de navegação e busca de informações na Internet.
O novo mecanismo de pesquisa Bing oferece resultados de busca tradicionais, mas também dispõe de recursos avançados, como anotações fornecidas pela inteligência artificial e a possibilidade de conversar diretamente com o chatbot do Bing, fazendo perguntas através de uma interface de bate-papo, como o ChatGPT.
O novo Bing pode receber notícias sobre eventos recentes, ao contrário do ChatGPT. Em uma demonstração, o mecanismo de busca foi capaz de responder a perguntas sobre o seu próprio lançamento, citando matérias publicadas por sites de notícias na última hora.
A Microsoft afirma que os recursos disponíveis são alimentados por uma versão atualizada do GPT 3.5, que é o modelo de linguagem de inteligência artificial OpenAI por trás do ChatGPT. A Microsoft chama isso de “modelo Prometheus” e diz que é mais poderoso que o GPT 3.5 e responde mais eficazmente às consultas de pesquisa, fornecendo informações atualizadas e respostas anotadas.
O novo Bing já está disponível hoje para alguns usuários e promete responder a várias consultas diferentes, oferecendo resultados variados. Além disso, a Microsoft também lançou dois novos recursos de IA para seu navegador Edge: bate-papo e redação, que estarão disponíveis na barra lateral do Edge. Para aqueles que ainda não têm acesso ao novo Bing, há uma lista de espera na qual você pode se inscrever para obter acesso total ao novo Bing no futuro
O lançamento do novo Bing da Microsoft ocorreu em meio a uma onda de atividades relacionadas à Inteligência Artificial (IA). A Microsoft e seu rival, o Google, têm desenvolvido tecnologias IA que geram texto. Desde o lançamento do ChatGPT, em novembro, o interesse por essa tecnologia aumentou consideravelmente. A Microsoft, que está trabalhando em estreita parceria com o desenvolvedor do ChatGPT, OpenAI, está aproveitando esta onda de hype para integrar a tecnologia AI ao seu pacote de software de escritório.
Esta notícia foi publicada em 8 de fevereiro de 2023