Magazine Luiza tem sido impactada pela alta da taxa de juros e pela perda do poder de compra das classes C e D.
Como já esperado pelo mercado, Magazine Luiza apresentou desempenho abaixo das expectativas no 4T21. As vendas desaceleraram num cenário macroeconômico ruim no país, com inflação alta, além dos juros em elevação pressionarem seu resultado financeiro.
E-commerce continua em ritmo acelerado
O ecommerce brasileiro cresceu 27,0% segundo a Neotrust, reflexo do crescimento de 39,4% no e-commerce total e de 5,8% nas lojas físicas, mesmo com a piora dos indicadores macroeconômicos no segundo semestre.
A empresa destacou a performance do marketplace, que cresceu expressivos 68,8% em 2021, sobre um crescimento de 155,7% no ano anterior.
EBITDA e lucro líquido
Segundo a empresa, o crescimento das vendas e o resultado positivo do e-commerce contribuíram para o EBITDA de R$1,5 bilhão em 2021. Entretanto, a diminuição da margem bruta e o aumento das despesas em relação à receita líquida influenciaram a margem EBITDA
ajustada, que passou de 5,2% em 2020 para 4,2% em No mesmo período, o lucro líquido ajustado foi de R$114,2 milhões.
Considerando os ganhos líquidos não recorrentes, o lucro líquido total foi de R$590,7 milhões em 2021. No 4T21, o lucro líquido contábil foi de R$93,0 milhões e o resultado líquido ajustado foi negativo em R$79,0 milhões.
Magazine Luiza na Bolsa de Valores
As ações da empresa Magazine Luiza (MGLU3) fecharam em queda de 6,33% nesta segunda-feira (14). Os papéis estão cotados a R$ 5,33, acumulando desvalorização de -20,68% no ano.
Esta notícia foi publicada em 14 de março de 2022