O presidente Lula está totalmente focado em arrecadar mais impostos desde que assumiu o cargo. A arrecadação de impostos atingiu um novo recorde de janeiro a agosto de 2024, chegando a R$ 1,731 trilhão, o maior valor já registrado na história.
Com isso, Lula trouxe de volta alguns impostos que o ex presidente, Jair Bolsonaro, havia eliminado. Isso incluiu a retomada da tributação sobre combustíveis, o aumento dos impostos sobre itens que compramos de outros países e o benefício da mudança no valor da nossa moeda em comparação com outras, quando importamos mercadorias.
Mas, de todo modo, a quantia que o governo está gastando também aumentou muito. Eles gastaram R$ 171,2 bilhões, o que é 1,9% a mais do que no mesmo período em 2023.
Esse aumento nos gastos está acontecendo mais rápido do que a arrecadação de impostos, o que está atrapalhando os planos de não gastar mais do que têm.
Alguns motivos para o aumento dos gastos incluem o aumento do salário mínimo e o reajuste salarial dos servidores públicos, o que está tornando difícil para o governo gerenciar seu orçamento adequadamente.
Esta notícia foi publicada em 19 de setembro de 2024