Lula tem condenações anuladas; Ibovespa despeca

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com – O índice Ibovespa acelerava a queda na tarde desta segunda-feira (8) após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anular todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionadas às investigações da Operação Lava Jato pela Justiça Federal no Paraná.

Com a decisão, o ex-presidente Lula volta a ser elegível, informaram as agências de notícias.

Segundo nota do gabinete de Fachin, o ministro entendeu que a vara em Curitiba não tinha competência para julgar os processos e anulou todas as decisões proferidas nos casos do trÍplex do Guarujá, do sítio em Atibaia, da compra de uma sede para o Instituto Lula e das doações feitas ao instituto do ex-presidente.

Fachin determinou a remessa dos processos à Seção Judiciária do Distrito Federal. A decisão de Fachin, tomada de forma monocrática, garante a preservação dos direitos políticos de Lula. A decisão será posteriormente avaliada pelo plenário do STF.

Perto das 16h, o índice Ibovespa caía 2,92%, a 111.834 pontos, liderado pela Localiza (RENT3) e pelas varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Lojas Americanas (LAME4), com recuos acima de 8%.

O dólar futuro também disparava, com alta de 1,34%, a R$ 5,773.

Lula x Bolsonaro

Segundo um levantamento do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria, o Ipec, publicado neste domingo, o ex-presidente Lula ficaria à frente de Jair Bolsonaro se as eleições presidenciais de 2022 acontecessem hoje. 

Os números, divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo, apontam que 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele voltasse a ser candidato, enquanto 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum.

Já Bolsonaro teria 38% dos votos de aceitação e 56% no de rejeição. 

–Com informações da Reuters, Investing

Compartilhar:

Esta notícia foi publicada em 8 de março de 2021

Reuters:

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços.