Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa Selic em 13,75% a.a. O Banco Central (BC) levou em conta a queda da inflação cessando o ciclo de alta dos juros após um ano e meio de reajustes seguidos.

O Comitê ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções. Entre os riscos de baixa, ressaltam-se uma queda adicional dos preços das commodities internacionais em moeda local; uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada; e a manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos em 2023.

A decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2023 e, em grau menor, o de 2024.

Em comunicado, o Comitê afirmou que se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação.

Veja também:

Compartilhar:

Esta notícia foi publicada em 21 de setembro de 2022

Money Invest:

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços.