Nos últimos 12 meses, conforme apontado por um estudo realizado pela Ável, 144 marcas de varejo em todo o país enfrentaram o fechamento de algumas de suas unidades. Notavelmente, foram as marcas de renome que experimentaram um número significativo de fechamentos de lojas.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza desponta como líder entre as empresas que mais fecharam lojas no Brasil. Nos últimos 12 meses, a companhia encerrou suas atividades em 175 pontos físicos, incluindo nove lojas, um centro de distribuição, e os demais sendo quiosques.
Marisa
A Marisa anunciou o fechamento de 91 lojas das 334 unidades existentes no terceiro trimestre de 2023, de acordo com o plano de reestruturação.
Lojas Renner
No primeiro trimestre deste ano, a Lojas Renner (LREN3) encerrou a operação de 20 unidades, sendo 13 da marca Camicado, quatro da Renner e três da Youcom.
Tok&Stok
A Tok&Stok, empresa do setor de varejo de móveis enfrenta uma dívida aproximada de R$ 600 milhões e está passando por um processo de reestruturação financeira. A empresa já comunicou que está encerrando as operações de algumas de suas lojas em diferentes regiões do país.
Via
A Via Varejo, empresa responsável pelas marcas Pontofrio e Casas Bahia, anunciou seus planos de encerrar as atividades de lojas com baixo desempenho. No primeiro trimestre deste ano, a empresa fechou um total de 36 operações, sendo 15 unidades da Casas Bahia e 21 do Pontofrio.
Esta notícia foi publicada em 22 de junho de 2023