SÃO PAULO (Reuters) – A rede de atacarejo Assaí (ASAI3) tem confiança de obter no último quarto do ano um resultado mais forte que no terceiro trimestre, enquanto promove um acelerado programa de abertura de lojas, ao passo que clientes elevam níveis de estoques de produtos para um final do ano marcado pela Copa do Mundo.
“Temos expectativas de volumes (de vendas) melhores que no terceiro trimestre…o ajuste (redução) de estoques dos clientes já aconteceu no terceiro e o próximo será o primeiro quarto trimestre pós-pandemia e ainda vamos ter a Copa”, disse o presidente-executivo da companhia, Belmiro Gomes, em vídeoconferência com analistas.
“Temos expectativa altamente positiva (sobre as aberturas de lojas no quarto trimestre)”, acrescentou o executivo. Ele reconheceu, porém, que em algumas categorias de produtos, como os que dependem de insumos importados e vinculados aos preços do petróleo, os consumidores ainda estão fazendo ajustes em suas cestas de compras.
As ações do Assaí estavam entre as maiores altas do Ibovespa às 12h52, avançando 3,8%, enquanto o índice mostrava ganho de cerca de 1%. A próxima revisão da composição dos índices acionários MSCI pode incluir as ações do Assaí no índice de América Latina, previram estrategistas do Bank of America.
A empresa controlada pelo francês Casino divulgou na noite da véspera queda de 48% no lucro líquido do terceiro trimestre sobre mesmo período de 2021, mas o resultado veio acima do esperado pelo mercado, embalado por crescimento de vendas no conceito mesmas lojas da ordem de 9%.
O grupo tem meta de alcançar receita anual acima de 100 bilhões de reais até 2024. No acumulado deste ano até setembro, o faturamento somava 42,2 bilhões de reais, expansão de 28% sobre os primeiros nove meses de 2021, ou 65 bilhões em termos anualizados.
Questionado sobre a meta em um momento em que a companhia pisa no acelerador para reabrir 70 lojas compradas do Extra em 2021, Gomes reafirmou a meta e acrescentou que o cumprimento dela “está num ponto até melhor do que a gente tinha planejado”.
Ele ponderou que a empresa, porém, vai esperar aberturas adicionais de lojas compradas do Extra e um maior período de maturação. “Talvez na divulgação (do balanço do quarto trimestre) venhamos com um número mais otimista.”
Sobre margens, a diretora financeira, Daniela Papa, afirmou que como o Assaí vai ampliar a abertura de lojas do Extra no quarto trimestre após 14 conversões de julho a setembro, as despesas gerais e administrativas como percentual da receita líquida “ainda ficarão acima de 9%, com certeza”.
Para ressaltar o tamanho do programa da expansão do parque de lojas do Assaí, financiado em parte com a própria geração de caixa, Gomes citou que o volume de concreto a ser consumido pela rede neste ano equivale a “seis estádios do Maracanã”.
A empresa tem meta de reabrir com sua marca este ano 45 lojas compradas do Extra o que implica cerca de 30 conversões apenas no quarto trimestre. Como comparação, o rival maior, Atacadão, do Carrefour (CRFB3) Brasil, planeja 12 inaugurações nesta segunda metade de 2022.
O Assaí ainda programa para até o fim do primeiro semestre do ano que vem outras 25 conversões, chegando ao final de 2023 com um parque total de cerca de 300 lojas. O Atacadão tinha até o final de junho deste ano 321 lojas e outras 33 chamadas de “atacado de entrega”.
Questionado sobre o capital de giro para dar conta de formar estoques elevados para essas conversões, o vice-presidente comercial, Wlamir dos Anjos, afirmou que o Assaí tem equilibrado a equação porque as novas lojas, localizadas em pontos bastante urbanizados, têm atraido grande fluxo de clientes.
Além disso, segundo o executivo e Gomes, o Assaí tem conseguido ampliar prazos de pagamento com fornecedores. “A melhoria (no capital de giro) vai ficar visível provavelmente nos números do primeiro trimestre do ano que vem”, disse Gomes.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Informações Reuters
Esta notícia foi publicada em 21 de outubro de 2022