Os dividendos são uma parcela dos lucros de uma empresa que são distribuídos aos seus acionistas no fim de seu exercício social.
O valor pago em dividendos para cada acionista é proporcional ao número de cotas (ações) que o mesmo detém, isso torna o investimento em ação mais atraente.
Lembrado que os dividendos são isentos de IR, isso porque o imposto já é tributado da empresa, antes que ela realize a distribuição.
Importante saber que empresas que pagam dividendos de forma consistente para grandes investidores são empresas estáveis e com boa gestão.
Como a origem desses pagamentos são os lucros, a empresa precisa apresentar lucros regulares e consistentes, que demonstra fluxo de caixa e finanças equilibradas.
Confira as Melhores pagadoras de dividendo 2019
BR Distribuidora (BRDT3)
- Rendimento do dividendo de 7,6% em 2020-2021
A Petrobras Distribuidora tem sede na cidade do Rio de Janeiro, RJ, e uma ex-subsidiária da Petrobras que teve seu controle vendido em julho de 2019. Atua principalmente no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis derivados de petróleo.
AES Tietê (TIET11)
- Rendimento do dividendo de 7,6% entre 2020-2021
A AES Tietê é uma empresa de geração de energia pertencente ao grupo AES Brasil. A empresa é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do Brasil, com um parque composto por nove usinas hidrelétricas e três Pequenas Centrais Hidrelétricas.
Taesa (TAEE11)
- Rendimento do dividendo estimado de 8,3% entre 2020-2021
Taesa é uma das maiores empresas brasileiras de transmissão de energia elétrica. A empresa opera cerca de dez mil quilômetros de linhas de transmissão em 18 estados Brasileiros
Transmissão Paulista (TRPL4)
- Rendimento do dividendo estimado de 8,3% entre 2020-2021
A ISA CTEEP (Transmissão Paulista) é a maior empresa privada de transmissão de energia do setor elétrico brasileiro engloba o sistema elétrico brasileiro como um todo e atende aproximadamente 99% da carga total do sistema.
A empresa administra projetos de infraestrutura de grande porte e contribui para o desenvolvimento dos países onde está presente, como Colômbia, Brasil, Peru, Chile, Bolívia, Equador, Argentina e Panamá.
Cemig (CMIG4)
- Rendimento do dividendo de estimado em 5,5% em 2020
Companhia Energética de Minas Gerais S.A. é uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, com sede na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Cogita-se privatizar a companhia, como forma de poder entrar no Plano de recuperação econômica da União.
Engie (EGIE3)
- Rendimento do dividendo de 8,3% em 2020-2021
A Engie Brasil Energia, é a maior geradora privada de energia do Brasil, que possui participação de cerca de 6,2% no mercado brasileiro.
Sanepar (SAPR11)
- Rendimento do dividendo de 6,8% em 2020-2022
Companhia de Saneamento do Paraná é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico em cidades do Estado do Paraná.
Copasa (CSMG3)
- Rendimento do dividendo de 10,6% para os próximos anos.
Companhia de Saneamento de Minas Gerais com sede no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. É a responsável pela prestação de serviços de saneamento na maior parte do estado mineiro, que é o seu maior acionista.
Gerdau (GGBR4)
- Rendimento do dividendo de 6% e 7% em 2020
A Gerdau é a empresa líder no segmento de produção de aços longos nas Américas e também umas das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo.
Klabin (KLBN11)
- Rendimento do dividendo de 5% em 2020-2021
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais.
Esta notícia foi publicada em 7 de novembro de 2019