Connect with us

Investimentos

Veja como operar vendido e lucrar com a queda de ações

Publicado

Para muitos essa possibilidade é bastante desconhecida, mas no Brasil passou a se popularizar na crise de 2008, quando muito investidores buscaram ferramentas para amenizar os prejuízos ocasionados com as quedas bruscas. Mas como posso vender algo que não possuo? E ganhar dinheiro com isto?

É muito simples, se você acredita na alta dos preços você compra um determinado ativo para vender futuramente mais caro e assim lucrar com isto. Agora se você acredita na quedas dos preços, também pode obter ganhos, basta você vender um ativo por um preço mais caro acreditando futuramente recomprá-lo mais barato e lucrar com essa diferença, o processo é o mesmo da compra só que os fatores são ao contrário. No mercado de ações, caso você opere vendido, existe o BTC – Banco de Títulos e Custódia, onde os investidores que estão comprados em ativos disponibilizam suas ações para aluguel e em troca disto recebem um % pelo período que a mesma for utilizada. Se você deseja operar vendido, basta alugar essas ações, vendê-las e quando for encerrar sua operação, você a recompra e devolve para aquele que alugou ela a você, mas não se assuste, todo esse processo é eletrônico e automatizado. Cabe ressaltar que se você entrar vendido e zerar a operação no mesmo dia, não se faz necessário o aluguel da ação, apenas haverá o ajuste financeiro em sua conta. Quando você efetua a venda receberá um crédito em sua conta, isso ajuda muitas vezes a fazer caixa, porém as corretoras como medida de segurança deixam retido um percentual como garantia da operação.

No mercado futuro o processo de entrar vendido é mais simples, não se faz necessário BTC e aluguel de ações. Simplesmente se você acredita na queda dos preços basta vender, a diferença é que não entrará crédito na sua conta como nas ações, mas haverá a chamada de margem, assim como ocorre com quem compra no mercado futuro. A chamada de margem e o ajuste diário são os dois diferenciais do mercado futuro, que é um mercado onde opera-se alavancado, onde obtém-se lucro sobre um dinheiro que teoricamente você não possui. O símbolo dos vendidos é o Urso (Bear), que faz um movimento com sua pata para baixo, simbolizando a força vendedora. Seu símbolo localiza-se na bolsa de Frankfurt na Alemanha.

Burocracia


Não basta apenas você colocar uma ordem de venda sem possuir as ações, não, você precisa colocar a mão em um aparelho pré-histórico conhecido como telefone, ligar para a corretora de valores e pedir as informações sobre como operar vendido.
Em muitos casos o processo será bem fácil e em pouco tempo você poderá fazer suas operações.

O problema é que para operar assim, é preciso pegar ações emprestadas da corretora, e se eles não tiverem… azar, você precisará procurar outra corretora, o que poderia inviabilizar o investimento.
Além disso existem taxas, afinal, você está emprestando as ações, e existe um custo para isso. E também, a corretora vai querer uma garantia no caso de você vender as ações deles e não conseguir mais devolver.


E sim, se o preço subir, uma hora você precisará desistir da operação, recomprar as ações por um preço maior do que aquele pelo qual você as comprou e então, devolver para a corretora e realizar o prejuízo. Um trade mal realizado? Tudo bem, existirão outras oportunidades de se ganhar dinheiro operando vendido 
Continue Reading
Advertisement

Tendência