O Seguro-desemprego teve o valor reajustado. Assim, pagamento das parcelas aumentou R$ 124,89 em relação ao ano anterior passando para R$ 2.230,97. Os novos valores do seguro-desemprego estão valendo desde o dia (10), que ficou em 5,93%.
Quem tem direito ao seguro-desemprego
Tem direito ao seguro-desemprego, trabalhadores demitidos sem justa causa ou que pediram demissão. O trabalhador recebe o benefício de 3 a 5 parcelas, de acordo com o tempo de trabalho. Tem direito a 3 parcelas trabalhadores com no mínimo 6 meses de trabalho; 4 parcelas com no mínimo 12 meses de trabalho; e 5 parcelas a partir de 2 anos de trabalho.
Como solicitar
Acesse o Portal Emprega Brasil. O procedimento é totalmente on-line. Para solicitar o seguro-desemprego pela primeira vez é necessário ter registro em regime de Carteira de Trabalho há pelo menos 12 meses.
No Portal Emprega Brasil minimiza a necessidade de o cidadão ir a um posto do Sine para ter acesso aos serviços do Ministério do Trabalho, assim, diminuindo eventuais filas.
Desemprego em queda
Segundo dados do IBGE, o desemprego recou 8,1% em novembro no Brasil. Foi a menor taxa de desocupação desde de abril de 2015. Já a taxa de informalidade ficou em 38,9%, queda de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em agosto.
Esta notícia foi publicada em 23 de janeiro de 2023