Cerca de R$ 6 bilhões estão parados em contas inativas de bancos, corretoras, fintechs ou consórcios. O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central permite aos cidadãos e empresas consultar se possuem valores nessas instituições. O serviço é 100% gratuito.
Para realizar a verificação, basta acessar o portal oficial do SVR: https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não é necessário efetuar login. Basta fornecer o CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa. Também é possível consultar os valores de uma pessoa falecida, mediante a inclusão do CPF e data de nascimento dela.
Caso identifique valores a receber, é necessário solicitar o resgate. O prazo para isso é de até 12 meses após a data da consulta. O resgate pode ser realizado por meio do SVR ou diretamente com a instituição financeira responsável.
No Sistema de Valores a Receber, é possível verificar o montante a receber, a origem do valor, a instituição responsável pelo reembolso, informações de contato e outros detalhes pertinentes, quando aplicável.
Esta notícia foi publicada em 4 de janeiro de 2024