Pagamentos do Abono PIS/Pasep 2024: Quem Pode Receber e Como Consultar

Imagem de Mateus Andre / Freepik

O governo federal liberou os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep para 2024, referentes ao ano-base 2022. Os pagamentos, portanto, serão feitos de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores do setor privado e dos servidores públicos, com os valores atualizados para o novo salário mínimo.

A expectativa é que aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores recebam esses benefícios, somando um total de R$ 23,9 bilhões, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Quem tem direito ao abono PIS/Pasep 2024?

O abono salarial PIS/Pasep destina-se aos trabalhadores que atendem aos seguintes critérios: estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base (2022), ter recebido uma média de até dois salários mínimos mensais e manter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores do setor privado recebem o benefício através do Programa de Integração Social (PIS), enquanto os servidores públicos o recebem pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2024

Os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep de 2024 seguirão o mês de nascimento de cada beneficiário. O cronograma, portanto, foi elaborado para assegurar que os recursos sejam distribuídos de maneira justa ao longo do ano.

– Janeiro e Fevereiro: a partir de 15 de fevereiro
– Março e Abril: a partir de 15 de março
– Maio e Junho: a partir de 17 de abril
– Julho e Agosto: a partir de 15 de maio
– Setembro e Outubro: a partir de 17 de junho
– Novembro e Dezembro: a partir de 15 de julho

Como consultar?

Para verificar o trabalhador pode consultar:

Aplicativo Caixa Trabalhador.
– Site da Caixa Econômica Federal.
– Telefone: 0800 726 02 07.
– As agências da Caixa.

Os valores do abono salarial PIS/Pasep em 2024 ajustaram-se conforme o novo salário mínimo. Este reajuste, portanto, visa garantir que os trabalhadores sejam recompensados de acordo com a inflação e outras variações econômicas que impactam o poder de compra dos beneficiários. Com essas informações em mãos, os trabalhadores podem se organizar melhor para receber seus benefícios de forma tranquila e sem complicações.

Compartilhar:

Esta notícia foi publicada em 1 de agosto de 2024

Money Invest:

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços.