Lula nunca teve compromisso com o mercado financeiro

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem chances de ser semelhante ao da ex-presidente Dilma Rousseff.

O discurso pessimista de Meirelles após Lula criticar o controle fiscal e defender ampliação de gastos do governo. Para o mercado financeiro, a politica do PT pode deteriorar a trajetória de sustentabilidade da dívida pública.

Após a fala de Lula, o Ibovespa caiu e terminou o dia em queda de mais de 3,7%, aos 109.350 pontos, patamar que não atingia desde 30 de setembro.

Lula não tem e nunca teve compromisso com o mercado financeiro

“O mercado fica nervoso à toa. Eu nunca vi um mercado tão sensível como o nosso. É engraçado que esse mercado não ficou nervoso com quatro anos do Bolsonaro”, disse Lula.

Analistas financeiros acreditam que o novo governo irá usar a máquina pública para gastar mais dinheiro, gerando desconfiança tanto do lado fiscal, quanto monetário, piorando o a inflação que já está alta.

Segundo um levantamento da TradeMap, desde que Lula foi eleito, as estatais listadas na bolsa de valores (B3SA3) perderam R$ 101 bilhões em valor de mercado

A Petrobras (PETR4) encolheu R$ 67,57 bilhões no período. O mercado teme que a gestão petista possa interromper a política de preços da petroleira ou mexer na distribuição de dividendos da empresa.

Compartilhar:

Esta notícia foi publicada em 11 de novembro de 2022

Money Invest:

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços.