Ibovespa tem alta firme e deve fechar 3ª semana seguida de ganhos

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira avançava nesta sexta-feira, em sessão positiva para os ativos domésticos. O mercado reagia à divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos, enquanto mantém a guerra da Ucrânia no radar.

Vale e ações ligadas ao consumo interno estavam entre as principais influências para o avanço do índice, enquanto Marfrig cedia na ponta oposta.

Às 12:03, o Ibovespa subia 1,27%, a 121.523,45 pontos. O índice caminha para alta de 2% na semana, a terceira consecutiva de ganhos. O volume financeiro era de 9,2 bilhões de reais até o horário.

“O dia começou mais favorável para mercados emergentes de forma geral”, diz Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos.

Para ele, a forte alta em ações de tecnologia e varejo nesta sexta-feira está ligada a novo fechamento da curva de juros, com certa convergência do mercado para a projeção do Banco Central de final de ciclo de alta da Selic em maio, a esperados 12,75% ao ano, diante do alívio nos preços do petróleo nos últimos dias. Alguns bancos, porém, apostam na Selic indo além. O dólar caía ante o real na sessão.

O aguardado relatório de emprego do Departamento de Trabalho dos EUA apontou abertura de 431 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em março, abaixo da expectativa do mercado de 490 mil, embora o número do mês anterior tenha sido revisado para cima em 72 mil postos. A taxa de desemprego caiu a 3,6%, mínima desde fevereiro de 2020, de 3,8% em fevereiro e projeção de 3,7%.

O conjunto dos indicadores reitera cenário que permite ao Federal Reserve elevar os juros em 0,5 ponto percentual em maio, o que já era a projeção majoritária do mercado.

Os principais índices de ações em Wall Street não tinham direção única, enquanto na Europa as bolsas apontavam ganhos.

“A leitura dos dados de mercado de trabalho reforça a necessidade de maiores aumentos na taxa de juros norte-americana, diante do persistente processo inflacionário, agravado pela guerra entre Rússia e Ucrânia”, escreveram analistas da Genial Investimentos.

A guerra segue no radar, em novo dia de negociações entre equipes russas e ucranianas, enquanto a necessidade de pagamentos em rublos para importar gás russo não passou a valer nesta sexta-feira.

No Brasil, a produção industrial acelerou 0,7% em fevereiro ante janeiro, disse o IBGE, contra estimativa de avanço de 0,3%, segundo pesquisa da Reuters com analistas.

O mercado também mantém no radar os efeitos da greve de servidores do Banco Central e a postergação em 30 dias do início da eficácia da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 2022.

Destaques

Vale (VALE3) ganhava 1,8%, após o minério de ferro subir 3,5% na China, à medida que dados fracos de atividade industrial doméstica reforçaram as expectativas de medidas adicionais Itau PN (ITUB4) reduziu alta mais firme na abertura e subia 0,1%. Bradesco PN (BBDC4) caía 1%. O governo avalia a possibilidade de elevar a alíquota de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) cobrada de instituições financeiras para compensar o impacto gerado pela derrubada de veto presidencial a um programa de refinanciamento de dívidas tributárias para micro e pequenas empresas, disseram três fontes do Ministério da Economia à Reuters. A informação, inicialmente divulgada pelo O Globo, impactou as ações do setor no final da tarde da véspera.

Marfrig (MRFG3) caía 1,1%, após analistas do Itaú BBA rebaixarem a recomendação para ação a ‘market perform’.

Petrobras PN (PETR4) e ON subiam 0,5% e 0,7%, respectivamente, mesmo com petróleo operando em leve queda. Membros da Agência Internacional de Energia discutem nesta sexta-feira uma potencial liberação adicional de reservas no mercado. Petro Rio SA (PRIO3)  valorizava-se 2,1%, enquanto 3R Petroleum Óleo e Gás SA (RRRP3) registrava estabilidade.

Cielo ON (CIEL3) disparava 9,3%, Méliuz SA (CASH3) subia 9% e Banco Inter Unit (BIDI11) avançava 5,5%. Magazine Luiza ON (MGLU3) ganhava 6% e Iguatemi (IGTA3) SA Unit (IGTI11) apontava acréscimo de 5,9%.

Gol (GOLL4) PN crescia 5,8% e Azul PN (AZUL4) aumentava 2,9%.

Klabin Unit (KLBN11) tinha baixa de 0,9%, assim como Suzano (SUZB3) ON, com recuo no valor do dólar contra o real.

Informações Reuters

Compartilhar:

Esta notícia foi publicada em 1 de abril de 2022

Reuters:

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços.