Connect with us

Mercado de Ações

Ibovespa futuro inicia sessão com forte queda e abaixo dos 80 mil pontos

Publicado há

em

Investing.com – O índice futuro do Ibovespa inicia a sessão desta quinta-feira com forte queda de 1,95% aos 79.545 pontos, voltando a ser negociado abaixo dos 80 mil pontos pela primeira vez desde janeiro deste ano. As incertezas persistentes na cena externa, como o impasse comercial entre Estados Unidos e China, deixam o sinal amarelo aceso para os investidores e também a redução do preço do diesel no Brasil.

O mercado reage também à decisão da Petrobras (PETR4) de reduzir o preço do diesel nas refinarias em 10% por 15 dias. A medida, temporária, foi tomada para amenizar a greve dos caminhoneiros que ameaça paralisar diversos serviços pelo país. No entanto, com o governo com pouco espaço reduzir impostos sobre os combustíveis, as pressões para que a estatal mude sua política de preços devem aumentar.

Lá fora, a cautela prevalece em meio a novas preocupações sobre as tensões comerciais entre a China e os EUA. O presidente americano, Donald Trump, sinalizou uma nova direção nas negociações comerciais com a China e disse que qualquer acordo precisaria de “uma estrutura diferente”, alimentando a incerteza sobre as negociações atuais.

Somando-se às preocupações dos investidores, a administração Trump lançou uma investigação de segurança nacional sobre as importações de carros e caminhões que poderia levar a novas tarifas dos EUA semelhantes às impostas ao aço importado e ao alumínio em março.

Tendência