Ainda há mais espaço para queda do euro, dizem analistas.
O euro atingiu paridade em relação ao dólar pela primeira vez em 20 anos. Um movimento que piora ainda mais a crise na zona do euro. A última vez que o euro valeu menos do que o dólar foi em 2002.
A moeda caiu 10% de seu valor em relação ao dólar desde o início do ano. Entre os motivos, a forte desaceleração econômica na zona do euro que deixará as taxas de juros do Banco Central Europeu muito abaixo das do Federal Reserve.
Euro pode cair ainda mais
O euro pode não ter atingido seu ponto mais baixo. Os riscos persistentes de que um corte de gás russo poderia aprofundar ainda mais a recessão, alertam analistas. Este cenário poderia, por sua vez, restringir significativamente a capacidade do Banco central americano de aumentar as taxas de juros, o que ainda não fez.
Por outro lado, o dólar está se beneficiando do alto fluxos, com os investidores correndo para os títulos do governo dos EUA como proteção contra a incerteza econômica e política.
Inflação
A inflação é um aumento é o aumento generalizado nos preços de bens e serviços correspondendo a uma redução do poder de compra e gerando incertezas na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico.
No Brasil, a Inflação está entre as mais altas do mundo em atualmente 11,7%. Turquia, Argentina e Rússia também possuem inflação acima de 10% ao ano.
A inflação aumentou em todos os países, exceto na Colômbia, Japão, Luxemburgo e Holanda.
Esta notícia foi publicada em 12 de julho de 2022