SÃO PAULO (Reuters) – Alguns usuários do Twitter foram notificados nesta quarta-feira pela empresa de mídia social de que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) solicitou os dados da conta deles, como parte de uma revisão da atuação de influenciadores digitais.
“Informamos que a sua conta no Twitter, …, é objeto de pedido de fornecimento de seus dados no âmbito da investigação em trâmite perante a Comissão de Valores Mobiliários(CVM)”, afirma o e-mail da área legal do Twitter.
O e-mail foi acompanhado de um documento da CVM com data de 8 de agosto, endereçado para Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter no Brasil.
“A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) … requer informações relativas aos perfis de usuários da plataforma Twitter conforme listados no arquivo em anexo”, diz o ofício, que pede entre os dados nome completo, CPF e e-mail.
O prazo para encaminhamento das informações foi 23 de agosto. O e-mail enviado ao clientes não traz o arquivo em anexo citado.
A CVM confirmou o envio do ofício e disse que trata-se “de trabalho de supervisão temática”, envolvendo atuação de influenciadores digitais nos mercados regulamentados pela autarquia.
A Reuters confirmou com pelo menos 10 perfis, a maioria dedicada a assuntos financeiros, o recebimento do e-mail.
“Como muitos outros usuários da #Fintwit Brasil, eu recebi um e-mail do Twitter informando que repassou os meus dados pessoais para a CVM devido a um pedido da autarquia do dia 08 de agosto”, disse o analista Ricardo Gomes, do perfil @Woodyraiz.
“Estou a disposição para qualquer esclarecimento”, afirmou Gomes, destacando que tem certificação CNPI e é credenciado pela Apimec/CVM.
Procurado, Twitter respondeu de imediato.
Informações Reuters
Esta notícia foi publicada em 31 de agosto de 2022