De difícil entendimento para os mais iniciantes, os leilões, presentes diariamente no mercado não é nenhum bicho de 7 cabeças. Seguem abaixo as respostas das dúvidas mais freqüentes.

Posso cancelar a ordem?
Apesar das ofertas de compra e venda ainda precisarem se cruzar, ou seja, que alguém queira vender pelo mesmo preço que alguém quer comprar, para que o negócio de fato ocorra na abertura do pregão, não há como cancelar essa oferta.

E sobre o Preço de abertura e a ocorrência de gaps?
O leilão de pré-abertura é um momento fundamental para a definição do preço de abertura de um ativo e por definir um preço novo, este poderá ser diferente do preço que a ação fechou no pregão anterior. Com isso ocorrendo pulos no preço, o famoso Gap. Os gaps são ocorridos com grande freqüência, e com grande probabilidade de fechamento. Com isso torna-se uma das ferramentas para Estratégias de Day Trade o entendimento dos gaps, onde dou dicas de Day Trade no meu curso de Day Trade.

Qual é o objetivo do Leilão?
O leilão de pré-abertura tem como uma de suas funções básicas contribuir para o equilíbrio do preço de abertura de uma determinada ação.

Quem pode participar?
Não há qualquer tipo de distinção, e qualquer investidor pode participar do preço de abertura, desde que, para isso, tenha registrado sua oferta de compra ou venda durante o leilão de pré-abertura.
O que ocorre com as ordens enviadas antes do Leilão?
Ordens que tenham sido programadas antes das 9h45 também são registradas como ofertas durante o leilão de pré-abertura, de modo que possam influenciar na definição do potencial preço de abertura.

E o Leilão de fechamento?
Já o leilão de encerramento, ou call de fechamento, como alguns preferem chamar, é relativamente mais simples e difere do leilão de pré-abertura em dois aspectos básicos: tempo de duração e quais papéis participam.
O leilão de fechamento acontece durante os cinco minutos que antecedem o término do pregão, ou seja, na maior parte do ano, das 16h55 às 17h00. Outra característica essencial é que só fazem parte do call de fechamento os ativos que façam parte de alguma das carteiras de índice da Bovespa, da mesma forma do pregão ocorrido no after-market.
No entanto a bolsa pode determinar alguma ação em particular para participar do preço de fechamento daquele ativo por meio das ofertas registradas durante o call de encerramento. Mas para que a bolsa possa abrir uma exceção deste caráter, ela tem de avisar o mercado no mínimo 30 minutos antes do fechamento do pregão.
Interessante notar que a bolsa chega a negociar de 5% a 10% do volume negociado durante todo o pregão.