Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, confirmou planos para remover seis stablecoins de suas plataformas europeias que ainda não atendem aos critérios regulatórios estabelecidos pelo Regulamento de Mercados em Criptoativos (MiCA).
A medida inclui a remoção da USDT, stablecoin da Tether, bem como outras como PAX, PYUSD, GUSD, GYEN e DAI, com data efetiva prevista para 13 de dezembro.
Em comunicado ao Cointelegraph, a Coinbase destacou que revisa regularmente os ativos oferecidos para garantir a conformidade regulatória. “Avaliamos a reativação dos serviços para stablecoins que atendam aos requisitos do MiCA em uma etapa futura”, afirmou um porta-voz da empresa.
Impacto Regulatório
A Coinbase sugeriu em outubro que os usuários convertessem suas participações em stablecoins restritas para opções em conformidade, como a USDC e a EURC, sendo esta última…
A Tether, no entanto, permanece no centro das discussões. Apesar de ser referida pela Coinbase como “restrita pelo MiCA”, as autoridades regulatórias europeias ainda não emitiram uma decisão definitiva sobre sua conformidade. A Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados (ESMA)…
Resposta da Tether
“Nós estamos finalizando soluções tecnológicas para o mercado europeu, enquanto discordamos de ações precipitadas que podem ser motivadas por interesses próprios”, declarou Ardoino, destacando a intenção da Tether de continuar apoiando a inclusão financeira e a inovação.
Em resumo:
A remoção da USDT pela Coinbase é significativa, considerando que ela ocupa o segundo lugar em volume de negociações na plataforma.
Esta notícia foi publicada em 29 de dezembro de 2024