A bolsa de valores brasileira começou a sentir o impacto da política monetária do atual governo de Lula, que não está trabalhando para conter os gastos e o risco de inflação aumentar ainda mais. Como resultado, investidores internacionais já retiraram mais de R$ 20 bilhões da B3 neste ano.
O índice MSCI Brazil aponta uma queda significativa e, consequentemente, o JP Morgan, o maior banco do mundo, colocou o índice MSCI Brazil na lanterna.
Este indicador acompanha o desempenho das 56 principais empresas de grande e médio porte que se destacam na bolsa de valores do Brasil, sendo que 30% delas pertencem ao setor financeiro. Quatro das cinco primeiras posições são ocupadas por índices de empresas americanas listadas na S&P 500 e na Nasdaq.
A análise considera os retornos acumulados nos últimos doze meses, com foco no desempenho do MSCI Brazil, identificado pelo JP Morgan como o menos favorável. Apesar de o Brasil ser a nona maior economia mundial, seu mercado financeiro é descrito como incipiente, representando apenas 1% do mercado global de ações.
Esta notícia foi publicada em 3 de abril de 2024