O Banco do Brasil (BBAS3) assinou um termo de compromisso com o Banco Central (BC), no qual se comprometeu a devolver R$ 20,6 milhões aos clientes em razão de cobranças indevidas.
O prazo para a restituição é de até 12 meses. Desse valor total, R$ 6,5 milhões são referentes à cobrança de juros acima de 8% nas operações de cheque especial para os MEIs.
Essas cobranças ocorreram entre janeiro de 2020 e outubro de 2022, afetando 15.453 clientes. Os R$ 14,1 milhões restantes são referentes a tarifas cobradas irregularmente em situações como emissão de segunda via de cartão de débito ou crédito, renovação não automática do cartão em razão do seu uso e bloqueio por falsificação ou perda.
Essas cobranças indevidas foram realizadas entre maio de 2013 e junho de 2024, impactando mais de 1,57 milhão de clientes. Será reembolsado diretamente na conta bancária ou no extrato do cartão de crédito dos clientes afetados.
O Banco do Brasil emitiu nota na qual disse que os problemas já foram corrigidos e, na qual afirmou ter mantido a melhor posição no ranking do Banco Central entre os maiores bancos do país há dez trimestres consecutivos, e é o banco com menos reclamações entre as grandes instituições financeiras.
Esta notícia foi publicada em 6 de fevereiro de 2025